UFSC » Núcleo de Estudos de Economia Catarinense » Comitê de Política Monetária mantém a taxa de juros em 14,25%
Site oficial

Comitê de Política Monetária mantém a taxa de juros em 14,25%
EMail
Publicado em 02/05/2016 às 15:13

Na noite do dia 27 de abril, o Comitê de Política Monetária decidiu manter a taxa Selic em 14,25% ao ano. Ao contrário dos últimos três encontros, nesta reunião a decisão foi unânime. Essa foi a sexta manutenção seguida dos juros pelo Banco Central, que parou de subir a taxa Selic em setembro do ano passado.

Segundo o comunicado, a autoridade monetária divulgou que:
“O Comitê reconhece os avanços na política de combate à inflação, em especial a contenção dos efeitos de segunda ordem dos ajustes de preços relativos. No entanto, considera que o nível elevado da inflação em doze meses e as expectativas de inflação distantes dos objetivos do regime de metas não oferecem espaço para flexibilização da política monetária”.

Em termos práticos, o argumento utilizado pela autoridade monetária é atuar desta forma para conter a inflação que se mostrou persistente no ano passado e no início de 2016, sem, no entanto, reconhecer que esta se deu via ajuste de preços administrados e efeito da desvalorização do real. Ou seja, não se trata de uma inflação de demanda e sim de oferta onde o combate via juros, pelo menos no curto prazo, possui pouco efeito. Ademais, em um período de acentuada recessão econômica, e queda da inflação, o atual patamar das taxas de juros no Brasil dificulta a retomada da economia. Tal patamar encarece o crédito e freia a demanda doméstica. Pelo lado dos empresários, essa dinâmica desestimula perspectivas de investimento produtivo. Pelo lado dos trabalhadores, há um rebate negativo no nível de empregos. Em conjunção, ambas as óticas mostram uma contração da renda do país em virtude de uma espiral contracionista da economia. A não redução da Selic torna inviável a retomada sustentável da economia.

Análise realizada por Igor Rocha – Economista

  • Administradores do Site
  • 1960 - 2015 - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) | Central Telefônica - (48) 3721-9000 |
  • Última atualização do site foi em 29 de março 2017 - 17:02:05