Apresentação
EMail

Temas relativos à Economia Catarinense vêm sendo estudados no Departamento CNM-UFSC há muito tempo e por vários colegas, porém de forma pouco articulada institucionalmente. Da mesma maneira, em épocas anteriores diversos professores ministraram a disciplina de Economia Catarinense, mas esta temática atualmente está ausente das discussões e ensinamentos na área de economia.

Além disso, nos últimos anos têm surgido novas demandas de estudos e análises sobre o panorama e as principais tendências da economia e do próprio ritmo do desenvolvimento catarinense. Todavia, em função do fato de não existir no estado catarinense, diferentemente dos demais estados do Centro-Sul do país, um órgão público responsável pela condução desses estudos, permanece uma importante lacuna sobre a realidade socioeconômica estadual.

Neste sentido, entende-se que o NECAT poderá cumprir um importante espaço institucional visando contribuir na busca de respostas a essas diversas demandas que continuamente estão sendo apresentadas à instituição e ao grupo de professores e pesquisadores. Neste caso, a constituição do núcleo de estudos é importante no âmbito institucional, pois facilita e agiliza os trâmites e processos internamente à UFSC e em sua relação com a comunidade.