O pensamento de Caio Prado Júnior sobre o desenvolvimento brasileiro

07/12/2012 13:45

Lançamento dia 11 de dezembro, 18h30min, mini-auditório da Economia/CSE

O professor Lauro Mattei, do curso de Economia da UFSC, é o organizador do livro “Caio Prado Júnior  – Dilemas do Desenvolvimento Brasileiro”, que será lançado nesse dia 11 de dezembro, às 18h30min, no mini-auditório da Economia, na UFSC, Prédio do CSE, segundo andar, sala 216. O trabalho é fruto da reflexão realizada durante o projeto “Cátedra IPEA/CAPES de Desenvolvimento”, do qual Lauro participa desde 2011.

Durante as aulas, Lauro decidiu aprofundar a discussão sobre o pensamento de Caio Prado Junior, esse importante intelectual marxista que pautou sua obra por analisar os dilemas do desenvolvimento nacional, aprofundando o estudo sobre o papel da questão agrária no processo. A partir daí os alunos se dispuseram também a escrever as suas impressões sobre os debates em sala que giraram em torno das características do passado colonial brasileiro, da exploração do meio ambiente, a propriedade privada, a industrialização e a revolução.

Nesse sentido, o trabalho ora apresentado apresenta também o frescor do pensamento formulado por uma nova geração dentro da Economia, História, Direito e Sociologia. Assim, além do texto de Lauro Mattei sobre o Brasil e seu tempo histórico, Maicon Cláudio da Silva escreve sobre a crítica de Caio Prado à visão ortodoxa de desenvolvimento, Thaís Ortega Scaramuzzi aponta a contemporaneidade de Caio Prado no debate sobre o desenvolimento, Amanda Maciel da Silva fala sobre a desigualdade na distribuição de terras no Brasil, Fabiano Garcia sobre a posição de Caio Prado diante da questão agrária e finalmente Lilian de Pellegrini Elias aprofunda a interpretação de Caio Prado sobre o tema agrário.

O livro é uma importante contribuição nesse momento da vida nacional em que o neo-desenvolvimentismo faz seu caminho incensado pela esquerda, inclusive. E aí, então, que o pensamento crítico aparece como um contraponto para que o debate se faça mais rico.

Informações: Iela / tel: 37216483