Dados do CAGED indicam que Santa Catarina mantém a trajetória de aceleração do Emprego Formal.

28/11/2012 10:03

Segundo dados do CAGED (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados do Ministério do Trabalho e Emprego), no mês de outubro de 2012 foram criados 8.969 novos empregos em Santa Catarina. Este saldo representa a diferença entre as 103.395 admissões contra 94.426 desligamentos ocorridos naquele Mês. Este resultado se situa no menor patamar de uma série iniciada em 2002 para o mês de outubro e é 32% menor do que o saldo observado para este mesmo mês em 2011.

Estas são as constatações do Informativo Mensal de Emprego CAGED (nº 11, outubro de 2012) publicado pela Diretoria de Trabalho e Emprego da  Secretaria de Estado da Assistência Social, Trabalho e Habitação – SST do Governo catarinense. O informativo é bastante otimista: “Mesmo com o pior outubro da série histórica, SC mantém a trajetória de aceleração do emprego formal”, afirma. Num comparativo entre Santa Catarina, a região Sul e o total do Brasil, o estado apresentou os melhores resultados para 2012 confirmando tendência de crescimento do emprego formal iniciada em junho deste ano.

No acumulado dos 10 primeiros meses de 2012 foram registrados “77.149 novas vagas de emprego com vínculo celetista no Estado catarinense”, o que “representa um recuo de 12,7% em relação ao desempenho de igual período verificado no ano anterior”. Na série analisada, o ano de 2010 foi o que apresentou o maior saldo de novos vínculos formais, com a criação de 113.521 novos empregos.

Quando analisados setorialmente, os dados indicam que a maior parte dos novos vínculos formais criados em outubro encontran-se nos setores de Comércio, com 4.078 novos empregos, Serviços 3.018 e Agropecuária 1.670. Neste setor o bom resultado apresentado naquele mês encontra explicação em fatores sazonais, especialmente a colheita da maçã em municípios como Fraiburgo, o qual apresentou os melhores resultados. Os setores de serviços e comércio tiveram a maior parte das vagas criadas em  São José e Florianópolis, municípios que lideram o ranking dos que mais criaram empregos em Santa Catarina naquele mês. Os setores da construção civil e da administração pública apresentaram saldo negativo em outubro.

O informativo completo pode ser acessado no portal da SST/SC (acessar informativos), onde também estão disponíveis outros importantes materiais sobre a dinâmica do mercado de trabalho catarinense. Estes informativos são elaborados pelo Sociólogo Leandro dos Santos e pelo Economista Pietro Caldeirini Aruto, que também são membros do NECAT.