O ritmo de crescimento do setor de serviços em Santa Catarina arrefeceu em outubro de 2020

27/12/2020 10:28

Por Lauro Mattei[1] e Lilian de Pellegrini Elias[2]

O volume de serviços atingiu no mês de outubro o melhor patamar no ano de 2020 no estado de Santa Catarina, ou seja, esse volume situou-se acima dos resultados observados no período imediatamente anterior ao início da pandemia de COVID-19 (março de 2020). Desta forma, nota-se que o desempenho de outubro de 2020 equivale ao patamar verificado no mês de maio de 2019, que é considerado o melhor resultado de 2019, conforme Gráfico 1. No entanto, o resultado positivo em relação aos meses precedentes deve ser observado com certa cautela. Os anos de 2017 a 2020 foram marcados pelo baixo dinamismo do setor de serviços quando comparado com o final de 2014, sendo que o mês de novembro de 2014 marcou o ponto de melhor desempenho do setor de serviços em toda a série da Pesquisa Mensal de Serviços iniciada em janeiro de 2011.

Gráfico 1: Volume de serviços em SC (índice base fixa com ajuste sazonal, out/2014=100)

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Fonte: PMS (2020); Elaboração: Necat/UFSC

A trajetória do volume de serviços em Santa Catarina está muito atrelada ao comportamento do setor no cenário da economia brasileira que, em função das várias crises após o ano de 2008, tem apresentado oscilações e resultados bem pífios diante do peso da participação de tal setor na produção agregada nacional. Registre-se que após as quedas verificadas no período entre 2014-2016, as atividades de serviços foram retomadas, porém se estabilizando em patamares bastante baixos.

O comportamento do setor de serviços de Santa Catarina de janeiro a outubro

A flexibilização das regras de isolamento social a partir de maio possibilitou que o setor de serviços voltasse a apresentar resultados positivos mês a mês na comparação com o mês imediatamente anterior, como mostra o Quadro 1. No mês de maio houve aumento de 7,4% no volume de serviços em relação a abril, sendo que nos meses seguintes até setembro a variação em relação ao mês imediatamente anterior variou entre 3,7% e 5,0%. Já no mês de outubro nota-se que o setor desacelerou seu ritmo de crescimento, uma vez que aumentou apenas 1,8% em relação ao mês imediatamente anterior.  Tal resultado está muito próximo às taxas mensais de crescimento verificados no período anterior ao início da pandemia (janeiro e fevereiro), quando as mesmas eram bastante baixas.

Uma possível explicação para o desempenho do setor de serviços no mês de outubro, para além da flexibilização das regras de isolamento, é a recuperação relativa do emprego em diversos setores que apresentaram reação positiva ao longo do ano. Neste caso, destacam-se os setores da construção, agropecuário e indústria em geral, os quais apresentaram saldo positivo de vínculos formais de trabalho de 138,4 mil, 102,9 mil e 87,0 mil, respectivamente (MUNARO, 2020)[3].

No entanto, o comportamento dos serviços nos próximos meses apresenta uma trajetória ainda incerta. Segundo sondagem da Fundação Getúlio Vargas (FGV IBRE)[4] a partir de dados coletados dia 11 de dezembro de 2020 sinalizam para a “piora de expectativas diante do maior risco de uma segunda onda de contaminação, o iminente fim dos benefícios emergenciais e as dificuldades do mercado de trabalho”. Além disso, “entre consumidores de renda mais baixa, há ainda preocupação com a aceleração da inflação”. Estes aspectos observados nacionalmente também podem afetar o comportamento do setor de serviços em Santa Catarina.

No que se refere à variação acumulada no ano e nos últimos 12 meses em relação ao mesmo período do ano anterior, o setor de serviços segue apresentando resultado negativo. A variação acumulada no ano é de -5,7% e nos últimos 12 meses de -5,0%.

Quadro 1: Variação (%) do volume de serviços em Santa Catarina (janeiro a outubro de 2020)

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Fonte: PMS (2020); Elaboração: Necat/UFSC

Nota 1 – Base: mês imediatamente anterior – com ajuste sazonal 

Nota 2 – Base: igual mês do ano anterior 

Nota 3 – Base: igual período do ano anterior 

Nota 4 – Base: 12 meses anteriores

O Quadro 2, por sua vez, apresenta os dados referentes ao volume de serviços de Santa Catarina por grupos de atividades. Os “serviços prestados às famílias” continuam apresentando variação negativa, porém em menor dimensão que nos meses anteriores. Em outubro esse resultado negativo recuou para -14,9% em comparação a igual mês do ano anterior. No mês anterior (setembro) a variação havia sido de -22,9% em relação a setembro de 2019, e em agosto de -34,5% na mesma comparação. No acumulado do ano de 2020 em relação ao mesmo período do ano anterior, a atividade sofreu queda da ordem de -26,6%.

Outra atividade que se mantém com resultados negativos foi a de “serviços de informação e comunicação”, sendo que em outubro, inclusive, apresentou resultados negativos maiores que aqueles verificados no mês imediatamente anterior. Com isso, o resultado no mês de outubro em relação ao mesmo mês do ano anterior foi negativo em -2,7%, enquanto no acumulado do ano de 2020 em relação ao mesmo período de 2019 o resultado foi de -7,7%.

No sentido oposto, observa-se que o grupo dos “serviços profissionais, administrativos e complementares” cresceu 32,3% no mês de outubro em comparação ao mês do ano anterior; 6,7% no acumulado do ano em relação ao mesmo período do ano anterior; e 5,0% nos últimos 12 meses. Por ser uma atividade que vem apresentando resultados positivos desde o mês de julho, é responsável pelo resultado positivo do agregado setorial nos meses de setembro e outubro, bem como pela redução dos resultados negativos no acumulado do ano em relação ao mesmo período do ano anterior.

Quadro 2: Variação (%) das atividades de serviços em Santa Catarina, 2020

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Fonte: PMS (2020); Elaboração: Necat/UFSC

Nota 1 – Base: igual mês do ano anterior

Nota 2 – Base: igual período do ano anterior

Nota 3 – Base: 12 meses anteriores

A atividade de “Transportes, serviços auxiliares de transportes e correio”, por sua vez, apesar de manter um resultado positivo, desacelerou seu ritmo de crescimento em outubro quando comparado com o mês anterior, sendo que o mês de setembro foi o primeiro depois do início da pandemia em que a atividade apresentou variação positiva em relação ao mesmo mês do ano anterior da ordem de 5,8%. Todavia, no mês de outubro a variação nessa mesma comparação foi de apenas 1,1%. A desaceleração ocorreu também com “outros serviços”, que variou em 8,5% no mês de setembro em relação ao mesmo mês do ano anterior, porém em outubro essa mesma relação foi de apenas 1,2%.

Em síntese, pode-se afirmar que o menor crescimento agregado do setor de serviços em Santa Catarina no mês de outubro em relação ao ano anterior está relacionado aos seguintes aspectos: 1)apesar de positivo, o desempenho dos “serviços profissionais, administrativos e complementares” não foi suficiente para compensar as quedas dos outros grupos de atividades; 2) a desaceleração do avanço tanto de “transportes, serviços auxiliares de transportes e correio” quanto de “outros serviços”; e 3) aumento dos resultados negativos dos “serviços de informação e comunicação”.

O setor de serviços em Santa Catarina e no Brasil: breves comentários

O Quadro 3 apresenta uma comparação das variações entre Santa Catarina e o Brasil no último trimestre, ou seja, no período entre agosto e outubro. No que se refere à variação mensal em relação ao mês imediatamente anterior, tanto o Brasil quanto Santa Catarina apresentaram resultados positivos nos últimos meses. Todavia, nota-se que, diferentemente dos meses de agosto e setembro, quando SC tinha apresentado variações bem acima da média nacional, no mês de outubro a variação do volume do setor de serviços foi praticamente idêntica. Tal fato pode estar indicando que em ambos os casos o setor pode estar retomando ao seu ritmo normal anterior ao início da pandemia, quando tanto o agregado nacional como o estadual apresentavam taxas de crescimento bastante baixas.

Quadro 3: Comparação da variação (%) do volume de serviços em Santa Catarina e do Brasil (agosto a outubro de 2020)

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Fonte: PMS (2020); Elaboração Necat/UFSC

Nota 1 – Base: mês imediatamente anterior – com ajuste sazonal 

Nota 2 – Base: igual mês do ano anterior 

Nota 3 – Base: igual período do ano anterior 

Nota 4 – Base: 12 meses anteriores

Ao se analisar a variação mensal em comparação ao mesmo mês do ano anterior, é possível identificar que no caso do país, apesar do desempenho positivo em relação aos meses imediatamente anteriores, nota-se que o volume do setor de serviços no mês de outubro era 7,4% menor daquele observado em outubro de 2019. A mesma comparação para setembro foi de -7,0%.

Quanto à variação acumulada do ano em relação ao mesmo período do ano anterior, nota-se que ela segue sendo negativa tanto para Santa Catarina quanto para o Brasil. O que difere no comportamento de ambos é que, enquanto o país seguiu no mês de outubro com praticamente o mesmo percentual acumulado negativo do ano ao redor de 9% desde o mês de agosto, o estado de SC conseguiu reduzir seu percentual de -8%, em agosto, para -6,6% em setembro e para -5,7% em outubro.

Considerações finais

O mês de outubro apresentou uma variação positiva de 1,8% em relação ao mês imediatamente anterior, consolidando um retorno ao patamar anterior ao início pandemia provocada pelo novo coronavírus. Porém, se notou certa desaceleração do ritmo em relação aos meses anteriores, quando as taxas de crescimento foram bem superiores.

As explicações para esse comportamento podem ser encontradas quando se analisa as diversas atividades do setor de serviços, uma vez que se notam diferenças muito importantes entre elas. Por um lado, o grupamento de “serviços prestados às famílias” e de “serviços de informação e comunicação” apresentaram resultados negativos em todos os quesitos comparativos, fato que impede um melhor desempenho agregado do setor. Por outro, apenas o grupamento “serviços profissionais, administrativos e complementares” apresentou resultados positivos em todos os períodos considerados, indicando que esse setor de atividade foi aquele que conseguiu se recuperar integralmente dos impactos sofridos a partir do mês de março quando a pandemia tomou conta do país. Por fim, observou-se que o setor de “transportes, serviços auxiliares de transportes e correios” reduziu seu ritmo de crescimento de 5,8% (setembro) para 1,1% (outubro). Com isso, se manteve com resultados negativos, tanto no acumulado em relação ao mesmo período do ano anterior como nos últimos 12 meses.

Desta maneira, pode-se afirmar que o menor crescimento agregado do setor de serviços em Santa Catarina no mês de outubro está relacionado ao fato de que, apesar de positivo, o desempenho dos “serviços profissionais, administrativos e complementares” não foi suficiente para compensar as quedas dos outros grupos de atividades, ao mesmo tempo em que a desaceleração do crescimento, tanto de “transportes, serviços auxiliares de transportes e correio” quanto de “outros serviços”, bem como o aumento dos resultados negativos dos “serviços de informação e comunicação”, podem estar contribuindo para estabelecer um patamar de crescimento mensal muito baixo.

De qualquer forma, essa recuperação lenta do setor no último mês, além de correr o risco de ser dissipada rapidamente, poderá impactar na composição do PIB estadual, dada a grande presença do setor de serviços na composição da produção agregada estadual.


[1] Professor Titular do Departamento de Economia e Relações Internacionais e do Programa de Pós-Graduação em Administração, ambos da UFSC. Coordenador Geral do NECAT-UFSC e Pesquisador do OPPA/CPDA/UFRRJ. Email: l.mattei@ufsc.br

[2] Economista com doutorado em Desenvolvimento Econômico pela Unicamp. Pesquisadora do NECAT-UFSC. Email: lilianpellegrini@gmail.com

[3] MUNARO, Maria Eduarda. Recuperação do emprego formal acelera em outubro com retomada dos serviços e do comércio. Blog NECAT. 12 de dezembro de 2020.

[4] FGV IBRE. Prévia das Sondagens sinaliza recuo pelo terceiro mês consecutivo da confiança empresarial e dos consumidores. Portal Libre. 14 de dezembro de 2020.