América latina no limiar do século XXI

29/06/2012 16:04


Foi lançado no último dia 26 de junho, no auditório do CSE, às 18h30min o livro ‘América Latina no limiar do século XXI: temas em debate’, organizado pelo Professor Lauro Mattei. 

Leia a seguir o texto de apresentação do livro originalmente publicado no website do IELA – www.iela.ufsc.br:

Foi-se o tempo em que a universidade brasileira estava de costas para a América Latina. Na UFSC, depois do nascimento do Iela, a reflexão sobre os temas importantes da vida latino-americana passou a ser sistemática. Um desses momentos foi o projeto Encuentros 18h30min, coordenado pelo professor Lauro Mattei, do curso de Economia e membro do Iela. Durante um ano inteiro foram organizadas conversas, conferências e debates, visando partilhar o conhecimento que estava sendo criado tanto dentro das fronteiras da UFSC como fora dela. O resultado dessa rica experiência é agora oferecido ao público nesse dia 26 de junho, às 18h30min, no Auditório do CSE/UFSC , com o lançamento do livro “América Latina no limiar do século XXI”, organizado pelo coordenador do Encuentros, professor Lauro Mattei.

O livro traz oito importantes artigos sobre América Latina. No tema “Formação histórica e lutas emancipatórias”, o argentino Andrés Kosel fala sobre o processo de balcanização pós-independência e Waldir Rampinelli discorre sobre o centenário da revolução mexicana. NO tópico “política e Economia” Claudio Katz, também da Argentina, fala sobre as singularidades da América Latina, Marcello Dias Carcanholo escreve sobre integração regional e Nildo Ouriques sobre a crise capitalista mundial e a periferia latino-americana. No tópico “Panorama e desafios da América Latina estão os textos de Lauro Mattei sobre a pobreza na América Latina,  de Beatriz Paiva, Mirella Rocha e Dilceane Carraro sobre as políticas sociais e a superexploração no trabalho e de Thaisa de Souza, sobre a justiça comunitária e emancipação.

Todos esses temas formam um instigante mosaico da realidade latino-americana e os desafios que ainda precisam ser enfrentados e vencidos. Parte da história passada, do processo de formação das nações latino-americanas, espia pelas frestas de uma das mais importantes revoluções populares do nosso continente – a mexicana – e apresenta a história do presente, com a América latina enredada em dependência, superexploração, crise e pobreza. Além disso, traz a semente De uma forma de justiça, a comunitária, que se espalha por toda a América, cimentando o protagonismo popular. Enfim, o volume organizado por Lauro Mattei deve ser leitura obrigatória para quem quer entender o que se passa hoje nesse explosivo e original espaço geográfico que é a América Latina, ou Abya Yala ( como a chamam os povos autóctones).