Santa Catarina apresentou queda no volume de serviços

17/11/2023 16:26

Henrique Nogueira Olivio*

A Pesquisa Mensal de Serviços do IBGE (PMS/IBGE), divulgada na última terça-feira (14/11/2023) mostrou que o volume de serviços em Santa Catarina seguiu a tendência nacional ao apresentar queda (-0,5%) na comparação com o mês anterior. No âmbito nacional, das 27 unidades da federação (UFs) pesquisadas, 17 delas também apresentaram queda na mesma comparação. Além disso, quando se considera a análise desagregada das atividades, notou-se que a maioria dos acumulados do ano segue com variações negativas.

O Gráfico 1 apresenta a série histórica do volume de serviços com ajuste sazonal. Em setembro/23 ocorreu uma queda de -0,5%, sendo esta a terceira queda consecutiva que leva ao fechamento do terceiro trimestre com saldo negativo. A tendência de desaceleração segue em manutenção desde março dom corrente ano, sendo que os resultados recentes não estão sendo capazes de reverter tal cenário.

Gráfico 1 – Índice de volume de serviços mês/mês imediatamente anterior com ajuste sazonal, Santa Catarina (setembro de 2023)

Fonte: IBGE/PMS. Elaboração: Necat-UFSC.

O Gráfico 2 apresenta os resultados do volume de serviços nos estados brasileiros em relação ao mês imediatamente anterior ao da presente pesquisa. Como citado anteriormente, ocorreram 17 retrações entre as Unidades da Federação com as principais quedas sendo registradas nos estados de Rondônia (-6,7%), Rio Grande do Norte (-6,2 %) e Paraíba (-5,9%). Além dessas UFs, a queda em Santa Catarina (-0,5%) foi 0,2 p.p a mais que a média brasileira (-0,3%). No sentido oposto ocorreram expansões em 9 UFs, sendo que as maiores variações positivas foram registradas nos estados do Piauí (2,9%), Rio de Janeiro e Ceará, com a mesma variação (1,9%) e Maranhão (1,3%).

Gráfico 2 – Volume de serviços em relação ao mês imediatamente anterior por Unidade da Federação (setembro de 2023)

Fonte: IBGE/PMS. Elaboração: Necat-UFSC.

O Gráfico 3 apresenta o volume acumulado anual do setor de serviços até o mês de setembro/23. Com isso, nota-se que quatro atividades apresentaram reduções nos acumulados enquanto apenas uma apresentou expansão. O referido gráfico apresenta uma classificação das atividades de maior para o menor volume, destacando-se que os serviços prestados às famílias detém um acumulado de 7,8%, sendo que no último mês o aumento foi da ordem de 0,3 p.p. Já os grupos de Outros serviços, com acumulado de 14%, e Serviços profissionais, administrativos complementares, com acumulado de 4%, apresentaram retração de -0,8 p.p. O grupo de Transportes, serviços auxiliares aos transportes – com acumulado de 9,6% – apresentou variação de -0,9 p.p., enquanto o grupo dos Serviços de informação e comunicação apresentou a maior variação dentre todos os subsetores, ou seja, -1,5 p.p.

Gráfico 3 Volume de serviços acumulado no ano por atividade (setembro de 2023)

Fonte: IBGE/PMS. Elaboração: Necat-UFSC.

Em síntese, os dados da PMS de setembro de 2023 revelaram um cenário ainda mais expressivo do processo de desaceleração do setor que está em curso há meses, fato registrado pela maioria dos subsetores que apresentaram variações negativas nos seus volumes.  Esse comportamento poderá afetar o desempenho do PIB do país, que vinha numa tendência expansiva, tendo em vista o grande peso desse setor no agregado macroeconômico do país. Desta forma, os resultados do último trimestre do setor de serviços podem estar refletindo um esgotamento do pequeno momento de expansão da economia do país que ainda não consolidou um processo mais generalizado de recuperação e expansão sustentável.

Para informações mais detalhadas sobre esse setor, mercado de trabalho, indústria e comércio, tanto no Brasil como em Santa Catarina, acompanhe a divulgação do Informativo NECAT do mês de novembro de 2023.

Referências Bibliográficas

IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Pesquisa Mensal de Serviços (PMS). Rio de Janeiro (RJ): IBGE, setembro de 2023.

Agência de Notícias IBGE, Setor de serviços varia -0,3% em setembro, disponível em: https://agenciadenoticias.ibge.gov.br/agencia-noticias/2012-agencia-de-noticias/noticias/38368-setor-de-servicos-varia-0-3-em-setembro

CNC-Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo, Análise CNC: pesquisa mensal de serviços PMS-setembro de 2023, disponível em: https://portaldocomercio.org.br/publicacoes_posts/analise-cnc-pesquisa-mensal-de-servicos-pms-setembro-de-2023/

FGV/IBRE-O Instituto Brasileiro de Economia, Cenários internacional e doméstico seguem muito incertos, disponível em: https://portalibre.fgv.br/publicacoes/economia-aplicada/boletim-macro/cenarios-internacional-e-domestico-seguem-muito

* Graduando em Ciências Econômicas na Universidade Federal de Santa Catarina e bolsista do NECAT/UFSC. Email: henriquen.olivio@gmail.com. Artigo revisado por Lauro Mattei