16º Seminário NECAT

11/04/2019 16:59

O 16° Seminário do NECAT, realizado na noite do dia 09.04.2019 no auditório do CSE, contou com a presença de Milko Matijascic – pesquisador do IPEA – que proferiu uma palestra para dezenas de pessoas sobre a proposta atual de reforma da previdência no Brasil. Após fazer uma breve recuperação da trajetória de todas as políticas de previdência social no país até a Constituição de 1988, o palestrante abordou as principais características das reformas realizadas pelo governo FHC na década de 1990, além das modificações pontuais introduzidas pelo governo Lula em 2003. Posteriormente foram discutidas as principais propostas apresentadas recentemente pelo governo Bolsonaro. Ao final do debate ficou claro que há dois projetos muito distintos de sociedade ligados ao tema em debate. Por um lado, o projeto de Seguridade Social constante da Constituição de 1988 representa uma proposta de construção de uma sociedade mais includente e democrática, sustentando-se na solidariedade humana. Por outro, a propostas atual é claramente um rompimento com essa trajetória porque não está assentado no princípio da solidariedade, mas sim no individualismo representado pela proposta de capitalização do sistema, onde irão ter direito aos benefícios do sistema apenas aqueles que poderão pagá-lo. A conclusão geral foi que a PEC atual de reforma da previdência é uma medida que destrói os princípios constitucionais de 1988, colocando o Brasil na contramão do que vem sendo discutido no mundo sobre este assunto.


Confira como foi o evento em fotos:

 

Estudantes e comunidade lotaram o auditório do CSE

Mesa composta pelos professores Milko Matijascic e Lauro Mattei

Plateia durante a apresentação do professor Milko Matijascic

Para mais fotos acesse o Facebook do NECAT.


O evento foi gravado em áudio e disponibilizado em 10 tópicos no Spotify e no Soundcloud. Além disso, o arquivo completo da apresentação do palestrante também pode ser ser encontrado neste link.

Obs: Os estudantes que compareceram ao evento e ainda não efetuaram inscrição, devem inscrever-se neste link até o dia 20.04.2019 para o recebimento de certificados.