Necat participa da série “Pensamento Coletivo” da PROPESQ

27/05/2021 10:22

O Núcleo de Estudos de Economia Catarinense participou, no dia 18/05, da série “Pensamento Coletivo” apresentada pela Pró-reitoria de Pesquisa da UFSC. Confira a matéria:

“A Pró-reitoria de Pesquisa apresenta a série “Pensamento Coletivo”. A intenção é divulgar quais estudos estão sendo realizados por alguns grupos de pesquisa da UFSC e suas especificidades. A série será composta por nove matérias, divididas pelas áreas do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), que mesclam os centros/campus da universidade.

O terceiro grupo de pesquisa é o Núcleo de Estudos de Economia Catarinense – NECAT-UFSC. O grupo foi criado em 2012 e está localizado no Centro Socioeconômico (CSE) da UFSC. É liderado pelo professor Lauro Francisco Mattei e, atualmente, é composto por 11 pesquisadores e 4 alunos.

O NECAT tem como linhas de pesquisa: Demografia e evolução de indicadores socioeconômicos, Dinâmica do mercado de trabalho e políticas públicas na área social, Dinâmicas produtivas setoriais internas e inserção externa da economia catarinense, Estado e Descentralização Político-Administrativa, Formação econômica e regionalização produtiva, Impactos da pandemia da Covid-19 em Santa Catarina.

Atualmente, o grupo de pesquisa atua em dois grandes projetos. Um projeto “guarda-chuva”, iniciado em março de 2020, com previsão de se estender até dezembro de 2022, denominado Análise dos impactos econômicos e sociais causados pelo novo coronavírus em Santa Catarina. O objetivo geral é fazer um acompanhamento dos efeitos socioeconômicos da Covid-19 em Santa Catarina, destacando-se algumas áreas prioritárias contempladas por diversos subprojetos. Os subprojetos decorrentes são: a) Análise dos impactos da COVID-19 sobre as atividades econômicas catarinenses – com o objetivo de analisar o comportamento da economia catarinense no âmbito macroeconômico, procurando captar possíveis reflexos da pandemia no conjunto do país sobre o funcionamento da economia catarinense; b) Análise dos impactos da COVID-19 sobre o mercado de trabalho em Santa Catarina – que analisa os impactos específicos sobre o mercado de trabalho de Santa Catarina; c) Análise dos impactos da Covid-19 sobre o Setor Público de Santa Catarina – faz um acompanhamento particular das ações do governo estadual durante a pandemia no sentido de captar as prioridades definidas pelo poder executivo estadual diante do cenário de crise decorrente da pandemia da Covid-19; e d) Análise da evolução da Covid-19 em Santa Catarina – realiza um acompanhamento rigoroso da evolução da Covid-19 no estado, destacando-se as análises dos principais indicadores recomendados pela literatura específica. Esse projeto está desde 2020 atuando de forma marcante nas mídias de Santa Catarina, pontuando com frequência o cenário da pandemia.

O segundo projeto é Análise da Dinâmica e da Evolução do Mercado de Trabalho no Estado de Santa Catarina entre 2001 e 2021, que, como cita o professor Mattei, “dá continuidade a uma linha de pesquisa que está em curso há mais de 10 anos no NECAT, cujas informações vêm sendo sequencialmente atualizadas de acordo com os dados disponibilizados pelos distintos órgãos governamentais”. O projeto analisa o mercado de trabalho catarinense, sua dinâmica e evolução e dá “continuidade às análises agregadas sobre o conjunto do mercado de trabalho estadual, bem como sobre o comportamento específico do mercado formal de trabalho no mesmo período”. A pesquisa está em andamento e tem como ações futuras, dentre outras, caracterizar a evolução atual da estrutura ocupacional em termos da população em idade ativa; do grau de utilização da força de trabalho; da participação dos diferentes setores de atividade econômica na geração global de emprego; além da distribuição dos ocupados por posição na ocupação e categoria do emprego. Segundo o professor Mattei, “A pesquisa ainda buscará aprofundar o comportamento do mercado formal de trabalho catarinense, estudando sua evolução nesses mesmos parâmetros, mas incluindo uma análise de sua distribuição segundo as mesorregiões geográficas do estado, bem como de indicadores que condicionam o comportamento do mercado de trabalho, como os relativos à estrutura etária, ao nível de renda e à jornada média de trabalho”.

O líder do grupo relata que, ao longo dos últimos 10 anos, o NECAT-UFSC vem desenvolvendo estudos e pesquisas sobre a evolução e a dinâmica da economia catarinense, bem como organizando debates sobre temas de interesse do desenvolvimento socioeconômico de Santa Catarina. Essas atividades lhe credenciaram como um dos principais núcleos de estudos relativos à temática do desenvolvimento catarinense.

Com a chegada da pandemia no início de 2020, rapidamente o grupo redimensionou seus trabalhos, ao perceber que a pandemia atual provocaria grandes impactos no Brasil e, particularmente, em Santa Catarina. Assim, inauguraram diversas linhas de estudos nas perspectivas de analisar e acompanhar os principais impactos econômicos e sociais da pandemia no estado, bem como acompanhar, por meio de um Boletim Necat semanal, a evolução da Covid-19 em SC. Na última semana de abril/2021, publicaram o Boletim número 51, que virou referência no estado, inclusive sendo elogiada por vários estudiosos do assunto no país. Recentemente os trabalhos do NECAT tiveram seu reconhecimento por parte da ALESC, que aprovou uma menção de reconhecimento ao trabalho desenvolvido durante a pandemia. Esse reconhecimento também está sendo manifestado pelas mais variadas instituições acadêmicas de SC. O professor Mattei relata que “É justamente isso que nos anima a continuar nossa caminhada”.

O trabalho de maior prestígio do grupo de pesquisa, de acordo com o líder, contempla “Boletins Semanais de acompanhamento da Covid-19 no estado, tamanha a demanda de participação da equipe nos debates sobre o assunto”. Mas destaca também os trabalhos de acompanhamento da socioeconomia catarinense ao longo do tempo, especialmente os estudos realizados sobre os temas do emprego e do desemprego em Santa Catarina.

O NECAT publica os boletins sobre a COVID-19 em site próprio, que os catarinenses podem acessar para informar-se sobre as análises do cenário da pandemia no estado. Assim como, mantém uma página com os estudos dos impactos da COVID-19 em SC.”