Setor de serviços em Santa Catarina apresentou expansão em maio

19/07/2023 10:51

Henrique Nogueira Olivio[*]

Matheus Souza da Rosa[**]

Por meio dos dados fornecidos pelo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística na Pesquisa Mensal de Serviços (PMS/IBGE) é possível analisar os resultados do volume de serviços de Santa Catarina em maio de 2023. As atividades de serviços no estado catarinense apresentaram expansão na ordem de 1,1% em relação ao mês anterior e a maioria das Unidades da Federação (UFs) apresentou expansão e apenas 2 tiveram retrações. Em relação a análise desagregada das atividades, todas elas apresentaram expansão em relação a maio de 2022, com transporte, serviços auxiliares aos transportes, correio obtendo a maior variação

O Gráfico 1 apresenta a série histórica do volume de serviços desde de janeiro de 2020. Santa Catarina conseguiu reverter a queda do mês passado fazendo maio o segundo ponto mais alto da série histórica após essa expansão na ordem de 1,1%. Segundo o IBGE, o aumento do volume de serviços no Brasil se deu pelo aumento de transportes e esse mesmo raciocínio se aplica ao estado catarinense, essa expansão será apresentada no Gráfico 3 (AGÊNCIA IBGE,2023)

Gráfico 1 – Índice de volume de serviços mês/mês imediatamente anterior com ajuste sazonal, Santa Catarina (maio de 2023)

Fonte: IBGE/Pesquisa Mensal de Serviços. Produção: Necat/UFSC.

O Gráfico 2 apresenta os resultados do volume de serviços nos estados brasileiros em relação ao mês anterior. Dos 27 estados, apenas 2 UFs sofreram retrações e uma sofreu estagnação. As maiores expansões ocorreram no Mato Grosso (22,5%), Sergipe (8,4%) e Espírito Santo (5,9%); as retrações ocorreram em São Paulo (-1,5%) e no Ceará (-0,2%); a estagnação ocorreu em Roraima. O já referido resultado catarinense se sitou apenas ligeiramente acima da média nacional, cujo registro foi expansivo em 0,9%.

Gráfico 2 – Volume de serviços no mês frente ao mês anterior por Unidade da Federação (maio de 2023)

Fonte: IBGE/Pesquisa Mensal de Serviços. Produção: Necat/UFSC.

O Gráfico 3 apresenta a análise desagregada por atividade de serviços em relação ao mesmo mês do ano anterior. Nessa perspectiva, todas as atividades apresentaram expansões, com destaque para transportes, serviços auxiliares aos transportes e correios (14,2%), seguido por serviços de informação e comunicação (12,7%), outros serviços (12,2%), serviços prestados às famílias (5,0%) e, por último, serviços profissionais, administrativos e complementares (4,4%). Assim como nos meses anteriores, mantem-se a margem positiva em relação aos resultados de 2022 em todos os setores de atividades, o que indica a sustentabilidade do movimento expansivo e reflete o comportamento do índice agregado.

Gráfico 3 Volume de serviços por atividade em relação a Maio de 2022 (Maio de 2023)

Fonte: IBGE/Pesquisa Mensal de Serviços. Produção: Necat/UFSC.

Em conclusão, a expansão de maio reverteu a queda do mês anterior, as atividades do setor seguem em expansão e os estados, em maioria, conseguiram reverter as retrações que haviam registrado em abril. Em termos desagregados, houve liderança do segmento de transportes, mantendo-se também uma tônica que já vinha se apresentando nos últimos meses. Análises mais detalhadas sobre os dados e informações relativas à Pesquisa Mensal de Serviços do IBGE de março de 2023 serão publicadas em breve no Informativo NECAT.

REFERÊNCIAS

IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Pesquisa Mensal de Serviços (PMS). Rio de Janeiro (RJ): IBGE, maio de 2023.

AGÊNCIA IBGE – Agência de notícias IBGE. Serviços crescem 0,9% em maio, após queda em abril. Disponível em: <https://agenciadenoticias.ibge.gov.br/agencia-noticias/2012-agencia-de-noticias/noticias/37362-servicos-crescem-0-9-em-maio-apos-queda-em-abril>. Acesso em 13/07/2023.

[*] Graduando em Ciências Econômicas na Universidade Federal de Santa Catarina e bolsista do NECAT/UFSC. Email: henriquen.olivio@gmail.com.

[**] Graduando em Ciências Econômicas na Universidade Federal de Santa Catarina e bolsista do Necat/UFSC. Email: matheusrosa.contato@outlook.com.