Linhas de Pesquisa
EMail

Os estudos, pesquisas e demais trabalhos a serem desenvolvidos pelo NECAT terão seu foco concentrado na temática do desenvolvimento sócio-econômico de Santa Catarina, destacando-se ações em cinco grandes áreas de conhecimento, a seguir descritas.

Formação econômica e regionalização produtiva: nesta área concentram-se estudos e pesquisadores relativos ao processo histórico de ocupação do território catarinense, bem como ao processo de espacialização das atividades econômicas e da dinâmica produtiva regional.

Dinâmicas produtivas setoriais internas e inserção externa da economia catarinense: nesta área estarão concentrados os estudos sobre os principais setores de atividades econômicas de Santa Catarina, além das relações comerciais que o estado estabelece com outras unidades da federação e com as demais nações.

Demografia e evolução de indicadores socioeconômicos: está área de estudos acompanhará e analisará o movimento populacional, bem como a evolução dos principais indicadores sociais e econômicos do estado catarinense.

Dinâmica do mercado de trabalho e políticas públicas na área social: nesta área concentram-se os estudos, pesquisas e análises da evolução do mercado de trabalho catarinense, bem como das demais políticas de atendimento às demandas sociais.

Estado e Descentralização Político-Administrativa: esta área deverá privilegiar estudos e pesquisas voltados ao papel do Estado e à nova forma de organização administrativa do mesmo a partir do início do Século XXI.