Comércio brasileiro apresenta maior expansão desde julho de 2021, em Santa Catarina ritmo de expansão desacelera

03/05/2022 14:25

Guilherme Ronchi Razzini[*]

A Pesquisa Mensal do Comércio (PMC) do IBGE divulgada neste mês, com dados referentes ao mês de fevereiro, apresentou um cenário de expansão no cenário nacional e estadual. Os dados nacionais do volume de vendas do comércio varejista ampliado registraram, na série mês a mês com ajuste sazonal, expansão de 2%, o melhor desempenho desde julho de 2021. No estado catarinense, o resultado foi levemente menor, registrando expansão de 1,7% na mesma comparação.

Na comparação com o volume de vendas em fevereiro de 2020, mês que marca o início da pandemia no Brasil, o comércio varejista ampliado nacional apresenta expansão de 0,8%, em Santa Catarina houve crescimento de 11,7% na mesma comparação. O setor apresentou o melhor desempenho nacional desde julho de 2021, o resultado ainda não indica uma recuperação do setor, tendo em vista que o mesmo esteve durante os últimos dois anos entre pequenas expansões e quedas, sem apresentar um ritmo de crescimento sólido.

A partir dos dados divulgados pela pesquisa, esse breve texto se direciona à análise do desempenho geral da atividade comercial no Brasil e em Santa Catarina.

Atividade comercial do Brasil em fevereiro de 2022

A Tabela 1 apresenta as quatros séries da Pesquisa Mensal do Comércio (PMC) ao longo dos últimos doze meses. Na série mês a mês com ajuste sazonal, a mais eficiente para verificar o ritmo de atividade do comercio varejista ampliado no curto prazo, foi registrada expansão de 2%, a maior expansão do saldo desde maio de 2021, quando foi registrada expansão de 3,4%. Na comparação com o mesmo mês do ano anterior foi registrada expansão de 0,3% no volume de vendas, apresentando a primeira expansão após seis meses de quedas. No acumulado em doze meses houve uma expansão de 0,2 p.p., saindo de 4,6% em janeiro para 4,8% em fevereiro. O acumulado no ano ainda permanece com saldo deficitário, porém houve melhora em relação ao mês anterior, quando o mesmo estava em -1,5% e no mês de fevereiro avançou para -0,6%.

Tabela 1: Variação do volume de vendas do comércio varejista ampliado no Brasil (fevereiro de 2021 a fevereiro de 2022)

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Fonte: PMC-IBGE (2022); Elaboração NECAT-UFSC.

A Figura 1 apresenta o resultado do Brasil e de suas respectivas unidades da federação, na comparação mês a mês com ajuste sazonal. Nesta comparação, houve resultados positivos em 23 das 27 UFs, com destaque para os estados de Amapá (8,7%), Acre (8,4%) e Mato Grosso do Sul (7,1%). No entanto, em 4 estados foram registradas retrações, sendo eles Pernambuco (-14,1%), Bahia (-2,5%), Espirito Santo (-1,9%) e Goiás (-0,4%). Santa Catarina registrou saldo de expansão de 1,7% abaixo do resultado nacional de 2%.

Na comparação com o mesmo mês do ano anterior houve resultados positivos em 17 das 27 UFs, com destaque para: Amazonas (16,5%), Roraima (13%), Mato Grosso do Sul (11,6%) e Acre (11,6%). Em contraste, foram registradas retrações em 10 das 27 UFs, sendo as retrações mais intensas nos estados de Pernambuco (-8%), Rio Grande do Norte (-5,2%), Bahia (-4,4%), Piauí (-3%).

Figura 1: Variação mês a mês com ajuste sazonal no Brasil e suas respectivas Unidades da Federação em fevereiro de 2022.

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Fonte: PMC-IBGE (2022); Elaboração NECAT-UFSC.

A Tabela 2 apresenta a taxa de variação do mês em comparação com o mês imediatamente anterior, com ajuste sazonal, durante os últimos sete meses.

Foram registradas expansões em 8 dos 10 setores pesquisados, sendo destaque para as expansões nos setores de livros, jornais, revistas e papelaria (42,8%), combustíveis e lubrificantes (5,3%) e veículos, motocicletas, partes e peças (5,2%). Por outro lado, houve retrações nos setores de artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, de perfumaria e cosméticos (-5,6%) e material de construção (-0,4%).

Cabe destaque para o setor de combustíveis e lubrificantes que registrou a segunda expansão consecutiva após sete meses de queda, e para a significativa expansão de 42,8% no setor de livros, jornais, revistas e papelaria, possivelmente motivada pela baixa base de comparação do mês anterior.

Desse modo, há a sinalização de uma possível recuperação dos setores durante o mês de fevereiro, tendo em vista que no mês de dezembro houve 7 setores com retrações, em janeiro foram 4 setores, em fevereiro foram registrados 2 setores com retrações. Entretanto, não é possível concluir que tais resultados indicam uma tendência de recuperação do setor, para tal conclusão é preciso que a tendência continue nos próximos meses.

Tabela 2: Variação mês/mês imediatamente anterior, com ajuste sazonal, entre agosto de 2021 e fevereiro de 2022.

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Fonte: PMC-IBGE (2022); Elaboração NECAT-UFSC.

A Figura 2 apresenta os dados das taxas de variação em relação ao mesmo mês de ano anterior e da composição absoluta da taxa em pontos percentuais. Na taxa de variação, com a comparação de mesmo mês do ano anterior, houve resultados negativos em 3 dos 10 setores pesquisados, com destaque para moveis e eletrodomésticos (-12,6%), material de construção (-8%) e equipamentos e materiais para escritório, informática e comunicação (-7,2%). Por outro lado, 7 setores registraram expansão no volume de vendas, sendo as mais intensas entre os setores de livros, jornais, revistas e papelaria (18,5%), artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos e de perfumaria (9,4%) e hipermercados e supermercados (8%).

Na composição absoluta da taxa em pontos percentuais (p.p.), o setor de móveis e eletrodomésticos teve o maior impacto negativo, com -0,9 (p.p.), o setor que tem forte participação no comércio varejista ampliado nacional teve consecutivos resultados de retração na comparação mês a mês interrompidas no atual mês. Todavia, os setores de artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos e de perfumaria (0,7 p.p) e tecidos, vestuário e calçados (0,6 p.p) alavancaram a composição absoluta da taxa, tais setores possuem grande participação no volume de vendas do setor.

Figura 2: Variação do volume de vendas e composição absoluta da taxa no comércio varejista ampliado. (Fevereiro de 2022).

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Fonte: PMC-IBGE (2022); Elaboração NECAT-UFSC.

A atividade comercial de Santa Catarina em fevereiro de 2022

O desempenho do comércio varejista ampliado em Santa Catarina está ilustrado na Tabela 4, que apresenta as quatros principais series da PMC no estado catarinense. Na tabela estão presentes os dados na série mensal com ajuste sazonal, na comparação com o mesmo mês do ano anterior, no acumulado do ano e no acumulado de doze meses. Na comparação com o mês imediatamente anterior, o estado registrou expansão de 1,7%, resultado abaixo do desempenho nacional que registrou saldo de 2%.

Sendo assim, o estado catarinense registrou o segundo saldo de expansão no ano e o quarto resultado positivo consecutivo. Na comparação com o mesmo mês de ano anterior, o saldo de expansão foi de 7,7% consideravelmente superior ao saldo nacional de 0,3%. O acumulado no ano ficou em 6,1%, e em doze meses foi registrado 9,6% de crescimento.

Tabela 4: Variação do volume de vendas do comércio varejista ampliado em Santa Catarina (fevereiro de 2021 a fevereiro de 2022)

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Fonte: PMC-IBGE (2022); Elaboração NECAT-UFSC.

Os resultados por setor do comércio varejista ampliado em Santa Catarina estão ilustrados na Tabela 5 no índice em comparação com o mesmo mês do ano anterior.

Tabela 5: Variação mensal em relação ao mesmo mês do ano anterior do volume de vendas no comércio varejista ampliado e suas subdivisões em Santa Catarina (agosto de 2021 a fevereiro de 2022)

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Fonte: PMC-IBGE (2021); Elaboração NECAT-UFSC.

Entre os dez setores pesquisados, oitos setores apresentaram saldo positivo na comparação, sendo destaque para as atividades veículos, motocicletas, partes e peças (25,2%), livros, jornais, revistas e papelaria (13%), equipamentos e materiais para escritório, informática e comunicação (7%). Em contraste, somente dois setores apresentaram retração no período, sendo eles: material de construção (-3,3%) e combustíveis e lubrificantes (-0,5%).

Cabe destaque para o setor de moveis e eletrodomésticos que apresentou o primeiro saldo de expansão após 9 meses de sucessivas quedas nesta análise, tal setor representa grande força no volume de vendas do comércio varejista ampliado catarinense.

Considerações Finais

Os dados divulgados pela Pesquisa Mensal do Comércio apresentaram uma desaceleração do ritmo de expansão do comércio catarinense que havia registrado crescimento de 2,2% em janeiro frente a dezembro, em fevereiro houve crescimento de 1,7% frente a janeiro. O ritmo de crescimento nacional foi superior ao estado catarinense, nos dados nacionais houve crescimento de 2% na comparação com o mês imediatamente anterior. Entretanto, o acumulado no ano ainda registra saldo negativo de -0,6%, demonstrando um volume de vendas inferior ao mesmo período do ano anterior.

Com tais resultados divulgados na PMC, a Confederação Nacional de Comércio revisou de 0,5% para 1,1%, a expectativa do volume de vendas no ano de 2022 (CNC, 2022). A expectativa foi revista após os resultados positivos nos meses de janeiro e fevereiro, porém tais números não são suficientes para indicar uma tendência positiva futura.

Tendo em vista a inflação galopante e falta de perspectiva para o controle da mesma, o consumo das famílias deve ser atingido e de tal forma limitar seu poder de compra. O Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) ficou em 1,73% em abril, após ter registrado taxa de 0,95% em março, sendo a maior taxa para o mês desde 1995. (IBGE, 2022). Diante de tal cenário, é prudente aguardar os resultados do setor para o próximo meses para definir possíveis cenários de crescimento ou retração.

O crescimento sólido e firme do volume de vendas para o setor deverá acontecer somente após o enfretamento da crise econômica vigente, e de medidas que ampliem o poder de compra da população, atualmente corroído pelos efeitos da inflação.

Referências Bibliográficas

IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Pesquisa Mensal do Comércio. (PMC). Rio de Janeiro (RJ): IBGE, fevereiro de 2022.

CNC – Confederação Nacional do Comércio. DESACELERAÇÃO DOS PREÇOS NO ATACADO TENDE A MELHORAR CENÁRIO DO VAREJO EM 2022. Disponível em: https://www.portaldocomercio.org.br/publicacoes/analise-cnc-da-pesquisa-mensal-do-comercio-fevereiro-de-2022/421917. Fevereiro de 2022.

IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo 15. Rio de Janeiro (RJ): IBGE, fevereiro de 2022.


[*] Graduando em Ciências Econômicas na UFSC e bolsista do NECAT. E-mail: guilhermerazzini33@gmail.com