Necat dá início às atividades do Grupo de Estudos de Formação Econômica de Santa Catarina

01/10/2019 16:52

A temática da economia regional tem sido pouco abordada nos currículos convencionais da UFSC. Mesmo no curso de Economia, a maioria dos estudantes formam-se sem um contato mínimo com a socioeconomia de Santa Catarina. No intuito de ajudar a cobrir essa lacuna, o Necat está criando o Grupo de Estudos de Formação Econômica de Santa Catarina (GEFESC), cujo objetivo é ler e interpretar o livro Formação Econômica de Santa Catarina, de Alcides Goularti Filho.

Publicada originalmente em 2002, essa obra já se tornou um clássico da historiografia econômica de Santa Catarina. Em suas 340 páginas, o livro fornece o que é provavelmente a mais bem-acabada abordagem do processo de constituição da economia catarinense, estabelecendo uma periodização que vai de 1880 até o liminar do século XXI.

Encontros

O planejamento inicial é que o Grupo se reúna semanalmente para debater os capítulos do livro. Para tanto, é necessária a leitura prévia de cada capítulo, conforme cronograma a ser estabelecido no primeiro encontro, que está marcado para dia 7 de outubro (segunda-feira), às 16h na sala 002 CSE (térreo do bloco salas de aula).

Além de estabelecer o cronograma, o primeiro encontro contará com a presença do coordenador do Necat, professor Lauro Mattei, e debaterá a Introdução e o Capítulo 1 do livro Formação Econômica de Santa Catarina (aproximadamente 30 páginas). O livro encontra-se disponível na Biblioteca Universitária, mas também pode ser acessado por meio dos integrantes do grupo.

Interessados, favor entrar em contato pelo e-mail necat.ufsc@gmail.com, ou pelo Facebook.

Após a conclusão das atividades do semestre, o Necat disponibilizará certificados de horas complementares para os participantes das atividades.