Núcleo de Estudos da UFSC avalia os efeitos da pandemia na economia catarinense

04/11/2020 10:31

O Necat/UFSC foi tema de notícia recentemente publicada pela FAPEU. Para conferir a notícia na integra, acompanhe abaixo ou clique no link:

“Um projeto desenvolvido pelo Núcleo de Estudos de Economia Catarinense (Necat) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) está acompanhando e avaliando os efeitos da crise gerada pela pandemia do novo coronavírus na economia catarinense. A iniciativa tem apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa e Extensão Universitária (Fapeu), que faz a gestão financeira dos recursos. “A Fapeu desempenha um importante papel, tanto no sentido de viabilizar a transferência de recursos da conta única da UFSC para serem utilizadas pelo Necat, como no próprio acompanhamento e suporte às atividades do projeto de estudo que estão em andamento”, destaca o professor Lauro Mattei, coordenador do trabalho e do Necat.

O projeto começou oficialmente em agosto deste ano e tem previsão de ser desenvolvido até o final de 2021. A proposta inicial era mais restrita, analisando apenas os impactos econômicos e sociais promovidas pelo Governo do Estado de SC, porém com o advento da pandemia os estudos ganharam novo rumo e a temática dos efeitos do novo coronavírus hoje ocupa grande parte da agenda da equipe do Necat.

O mais recente boletim foi publicado no domingo, dia 1º, e aborda o avanço da covid e a área da microrregião de Florianópolis como foco do contágio da doença em Santa Catarina. “As quatro cidades conurbadas que abrigam o espaço geográfico da Capital catarinense são o principal epicentro de contágio atualmente. Por isso, mais uma vez a mensagem continua sendo clara: ainda não é hora de relaxar com as medidas de prevenção da doença porque o novo coronavírus continua”, destaca o boletim escrito pelo professor Lauro Mattei, professor titular do Departamento de Economia e Relações Internacionais e do Programa de Pós-Graduação em Administração da UFSC e pesquisador do Observatório de Políticas Públicas para a Agricultura da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ).

Em publicação anterior, de quarta-feira passada, o Necat avalia a partir de 2018 o desempenho do setor de serviços catarinense com base na Pesquisa Mensal de Serviços (PMS) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) atualizada até agosto. “A pandemia da covid-19 provocou efeitos abruptos e profundos entre os meses de março e maio. (O gráfico) também revela que o processo de recuperação das perdas é bastante lento, sendo que no mês de agosto o índice ainda se encontrava cinco pontos abaixo do valor observado no mês de janeiro de 2020”, destaca o estudo.

“Em menos de três meses já realizamos análises dos impactos da covid-19 sobre o setor industrial catarinense, bem como sobre o setor de serviços, além de estudo pontual sobre a elevação dos preços dos alimentos da cesta básica. Além disso, foram produzidos diversos textos para discussão e artigos curtos sobre o comportamento do mercado de trabalho em SC e boletins semanais sobre a evolução da covid em Santa Catarina”, ressalta o professor Mattei. “Entendemos que esse conjunto de informações disponibilizado à população catarinense representa uma contribuição expressiva da universidade à sociedade catarinense”, acrescenta.

Além do professor Lauro Mattei, o projeto também é desenvolvido por dois pesquisadores sêniores e três bolsistas, alunos do curso de graduação em Ciências Econômicas da UFSC. As análises produzidas pela equipe do Necat estão disponíveis em www.necat.ufsc.br.”

Fonte: Portal da FAPEU