Santa Catarina apresentou queda no volume de serviços em julho de 2023

20/09/2023 12:18

Henrique Nogueira Olivio*

As atividades de serviços no estado catarinense apresentaram queda na comparação com o mês anterior, com variação de -0,3%. Apesar de reverter o sinal positivo registrado em junho, a retração atual não anulou as expansões dos dois meses anteriores, mantendo-se o saldo positivo no ano. Do ponto de vista regional, houve retrações em 14 das 27 unidades da federação (UFs) por essa mesma perspectiva. Em relação à análise desagregada das atividades, há manutenção dos resultados positivos frente 2022, ainda que alguns dos setores tenham desacelerado.

O Gráfico 1 apresenta a série histórica do volume de serviços com ajuste sazonal. A queda de julho, ainda que de baixa magnitude, indicou uma breve desaceleração do volume de serviços, especialmente se tomarmos como comparação o índice alcançado em março, pico da série histórica. Na comparação com índice nacional, segue-se o desempenho relativamente positivo registrado em Santa Catarina para o período a partir de janeiro de 2020. Na comparação com janeiro de 2023 o resultado segue positivo, com variação de 6,6%.

Gráfico 1 – Índice de volume de serviços mês/mês imediatamente anterior com ajuste sazonal, Santa Catarina (julho de 2023)

Fonte: IBGE/Pesquisa Mensal de Serviços. Produção: Necat/UFSC.

O Gráfico 2 apresenta os resultados do volume de serviços nos estados brasileiros em relação ao mês anterior. Como citado anteriormente, ocorreram 14 retrações entre as UFs, com as principais quedas sendo as registradas em Roraima (-8,9%), Pará (-3,0%) e Rio Grande do Norte (-2,9%) e Distrito Federal (-2,9%). Além dessas UFs, Santa Catarina teve uma das menores reduções (-0,3%) ficando apenas 0,8 p.p atrás da média brasileira. Do outro lado temos as UFs com expansões como Goiás (5,6%), Rondônia (3,8%) e Acre (3,6%).

Gráfico 2 – Volume de serviços em relação ao mês passado por Unidade da Federação (julho de 2023)

Fonte: IBGE/Pesquisa Mensal de Serviços. Produção: Necat/UFSC.

O Gráfico 3 apresenta o volume acumulado do ano por atividades de serviço. Neste mês, três atividades apresentaram reduções nos acumulados enquanto duas apresentaram expansões na comparação com os acumulados registrados nos meses anteriores. A tendência de redução vem desde maio e reforçaz o cenário de desaceleração, serviços prestados às famílias (8,4%) reduziu -3,4 p.p entre maio e julho. No mesmo período de tempo, serviços de informação e comunicação (12,9%) caiu -0,1 p.p e outros serviços (15,2%) caiu -2,7 p.p. As atividades que apresentaram crescimento foram serviços profissionais, administrativos e complementares (5,0%), que desde maio cresceu 1,6 p.p e transportes, serviços auxiliares aos transportes e correios (11,3%), no mesmo período cresceu 0,4 p.p. No saldo, contudo, segue-se o quadro positivo em todos os setores na comparação com o acumulado de 2022.

Gráfico 3 Volume de serviços acumulado no ano por atividade (junho de 2023)

Fonte: IBGE/Pesquisa Mensal de Serviços. Produção: Necat/UFSC.

Assim, na comparação com os níveis produtivos de 2022, segue-se o cenário expansivo para as atividades de serviços em Santa Catarina. No curto prazo, contudo, o índice continua apresentando sinais de desaceleração, o que pode ser compreendido como reflexo do cenário de desaquecimento da demanda interna por conta do elevado patamar dos juros e do alto índice de endividamento das famílias. Para os próximos meses, com a recente melhora nas expectativas sobre o nível produtivo, pode-se esperar um novo fôlego expansivo, ainda que não necessariamente de forma uniforme entre os setores de atividades.

REFERÊNCIAS

IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Pesquisa Mensal de Serviços (PMS). Rio de Janeiro (RJ): IBGE, julho de 2023. Acessado em 14/09/2023

* Graduando em Ciências Econômicas na Universidade Federal de Santa Catarina e bolsista do NECAT/UFSC. Email: henriquen.olivio@gmail.com.