Serviços catarinenses apresentaram leve crescimento

25/08/2023 13:00

Henrique Nogueira Olivio*

A Pesquisa Mensal de Serviços do IBGE (PMS/IBGE) trouxe dados sobre o setor de serviços brasileiro. Neste texto será feita a análise desses dados com foco em Santa Catarina. As atividades de serviços no estado catarinense apresentaram leve crescimento em relação ao mês anterior. Além disso, 16 das 27 unidades da federação (UFs) apresentaram expansão e apenas 11 UFs apresentaram retrações. Em relação à análise desagregada das atividades, todas elas apresentaram expansões em relação a maio de 2022, com serviços profissionais, administrativos e complementares liderando as altas.

O Gráfico 1 apresenta a série histórica do volume de serviços. Em junho ocorreu uma expansão de 0,8%, deixando o índice 28,5% acima do nível pré-pandemia. Esse valor é o segundo resultado positivo do trimestre, mas o pico atingido em março ainda não foi recomposto. A tendência de crescimento do ano anterior não é tão clara como antes, sendo visível um cenário de relativa desaceleração e certa instabilidade.

Gráfico 1 – Índice de volume de serviços mês/mês imediatamente anterior com ajuste sazonal, Santa Catarina (junho de 2023)

Fonte: IBGE/Pesquisa Mensal de Serviços. Produção: Necat/UFSC.

O Gráfico 2 apresenta os resultados do volume de serviços nos estados brasileiros em relação ao mês anterior. Como citado, ocorreram 16 expansões entre as 27 Unidades da Federação e as maiores expansões foram em: Roraima (7,2%), Paraíba (3,2%) e o Distrito Federal (2,9%). Nesse sentido, a expansão de Santa Catarina (0,8%) ficou com 0,6 p.p acima da média brasileira (0,2%). Vale a pena citar que Tocantins e Rio Grande do Norte também alcançaram o mesmo valor do volume catarinense.  Em relação às 11 retrações, as maiores quedas foram no: Amapá (-3,3%), Rio de Janeiro (-2,4%) e Sergipe (-2,3%).

Gráfico 2 – Volume de serviços em relação ao mês passado por Unidade da Federação (junho de 2023)

Fonte: IBGE/Pesquisa Mensal de Serviços. Produção: Necat/UFSC.

O Gráfico 3 apresenta o volume de serviços desagregado por atividades em relação ao mesmo mês do ano anterior. Todas as atividades do setor apresentaram crescimento com destaque para serviços profissionais, administrativos e completares (14,6%). Ocorreu um crescimento na atividade de transportes, serviços auxiliares aos transportes e correios (14%) mas perdeu a posição de tônica do mês que tinha conseguido no mês anterior.

Gráfico 3 Volume de serviços por atividade em relação a junho de 2022 (junho de 2023)

Fonte: IBGE/Pesquisa Mensal de Serviços. Produção: Necat/UFSC.

Em conclusão, o crescimento no volume de serviços ficou acima da média brasileira em junho e as atividades também apresentaram expansão, mas esse crescimento está perdendo as forças. A pressão dos juros elevados pode ser um dos motivos para o enfraquecimento do crescimento do setor nos últimos meses. Tudo o mais constante, a redução dessa taxa que ocorreu em agosto pode resultar num novo ciclo de expansão nos meses seguintes.

REFERÊNCIAS

IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Pesquisa Mensal de Serviços (PMS). Rio de Janeiro (RJ): IBGE, junho de 2023.

[*] Graduando em Ciências Econômicas na Universidade Federal de Santa Catarina e bolsista do NECAT/UFSC. Email: henriquen.olivio@gmail.com.