Setor de serviços em Santa Catarina sofreu retração em abril

22/06/2023 13:21

Henrique Nogueira Olivio*

Matheus Souza da Rosa**

Por meio dos dados fornecidos pelo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística na Pesquisa Mensal de Serviços (IBGE-PMS) é possível analisar os resultados do volume de serviços de Santa Catarina em abril de 2023. As atividades de serviços no estado catarinense apresentaram retração de -3,5% em relação ao mês anterior, onde 26 Unidades da Federação (UFs) apresentaram a retração e apenas o Ceará apresentou expansão. Em relação a análise desagregada das atividades, todas as atividades apresentaram expansão, mas os serviços prestados às famílias deixaram de liderar as expansões e o agrupamento de outros serviços assume essa posição com na comparação com abril de 2022.

Dessa maneira, a trajetória do índice de volume do setor em Santa Catarina desde de janeiro de 2020 é representado no Gráfico 1. Mesmo com a queda de -3,5%, abril é o segundo ponto mais alto da série histórica, indicando a sustentabilidade da tendência dos últimos anos, a despeito da retração atualmente registrada. Além disso, de acordo com o Instituto de Estudo para o Desenvolvimento Industrial (IEDI), no texto sobre serviços “perdendo o Fôlego”, essa retração pode ser resultado das políticas de juros alto do Banco Central de combate à inflação fazendo efeito.

Gráfico 1 – Índice de volume de serviços mês/mês imediatamente anterior com ajuste sazonal, Santa Catarina

Fonte: IBGE/Pesquisa Mensal de Serviços. Produção: Necat/UFSC.

O Gráfico 2 apresenta o volume de serviços das Unidades da Federação em relação a março de 2023. Nesse sentido, apenas o Ceará conseguiu expandir em abril com 1% enquanto todas as outras UFs sofreram retrações, com destaques para: Acre (-9,1%), Sergipe (-7,1%) e Tocantins (-6,6). Da mesma maneira, Santa Catarina sofreu com a queda de -3,5%, a maior queda nos últimos 12 meses, ficando abaixo da média brasileira.

Gráfico 2 – Volume de serviços no mês frente ao mês anterior por Unidade da Federação (abril de 2023)

Fonte: IBGE/Pesquisa Mensal de Serviços. Produção: Necat/UFSC.

O Gráfico 3 apresenta a análise desagregada por atividade de serviços em relação ao acumulado do ano. Nota-se que o índice de maior volume é o de outros serviços, com 26,9% em relação ao acumulado do mesmo período de 2022. Na sequência, com uma pequena diferença de 0,3 p.p., o setor de serviços prestados às famílias aparece com 26,6%.Seguindo a tendência de expansão, transportes, serviços auxiliares aos transportes e correio chegam o com 15,5%; serviços de comunicação e informação com 11,7% e serviços profissionais, administrativos e complementares com 9.1%

Gráfico 3 – Acumulado anual por setores de atividade (abril de 2023)

Fonte: IBGE/Pesquisa Mensal de Serviços. Produção: Necat/UFSC.

Em resumo, os dados agregados da PMS mostram que o setor sofreu uma retração mensal de -3,5%, a maior nos últimos 12 meses. Contudo, a tendência expansiva no médio prazo e a disseminação de resultados positivos entre os setores de atividades parece indicar que a retração mensal não passa de uma experiência localizada. De um ponto de vista mais amplo, os resultados recentes de reaquecimento da demanda e de uma perspectiva de redução dos juros nos próximos meses também colabaram para uma previsão de manutenção da trajetória do índice até pelo menos o final do ano.

Análises mais detalhadas sobre os dados e informações relativas à Pesquisa Mensal de Serviços do IBGE de março de 2023 serão publicadas em breve no Informativo NECAT.

REFERÊNCIAS

IBGE — Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Pesquisa Mensal de Serviços. (PMS). Rio de Janeiro (RJ): IBGE, Abril de 2023.

IEDI —  Instituto de Estudo para o Desenvolvimento Industrial. Análise IEDI serviços “Perdendo o fôlego”

* Graduando em Ciências Econômicas na Universidade Federal de Santa Catarina e bolsista do NECAT/UFSC. Email: henriquen.olivio@gmail.com.

** Graduando em Ciências Econômicas na Universidade Federal de Santa Catarina e bolsista do Necat/UFSC. Email: matheusrosa.contato@outlook.com.